Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

72% do eleitorado já definiu seu voto, mostra pesquisa

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (14) mostra que o eleitorado brasileiro está praticamente definido sobre seu voto para presidente. Dos entrevistados, 72,7% já escolheram seu candidato e declaram que não vão mudar de ideia.

Clésio Andrade, presidente da CNT, lembra que o primeiro turno das eleições de 2006 registrou 24% de abstenções. Isso significa que 76% do eleitorado escolheu um candidato, número bem próximo do atual, ainda que faltem quase três semanas para o pleito.

- Com 72% dos brasileiros tendo seu voto escolhido hoje, podemos dizer que o eleitorado está basicamente definido.

Responderam que ainda podem mudar de voto 12,4% dos entrevistados, enquanto 11,2% ainda não definiram o candidato escolhido para o dia 3 de outubro.

Mudança de voto

Dentre aqueles que podem mudar de voto, 2,8% dizem que um fator determinante para a troca é a capacidade administrativa do candidato; 2,7% mencionaram capacidade para gerir programas sociais e apenas 1,5% levariam em conta a inidoneidade do presidenciável na hora de mudar de voto.

O critério mais importante na hora de escolher o candidato - segundo os entrevistados que ainda estão indecisos – são os debates na TV (3,1%). Em segundo lugar vêm os noticiários (2,9%), seguido das entrevistas (1,7%) e, por último, os programas eleitorais (1,1%). Não sabem ou não responderam somam 6,1%.

Entre amigos

São os amigos e a família os maiores influenciadores dos brasileiros na hora de escolher um candidato. Dentre os entrevistados que ainda não definiram o voto, 3,7% dizem levar em conta a opinião de amigos e família, 2,3% de lideranças políticas, 1% de lideranças comunitárias e apenas 0,5% consideram a opinião de lideranças religiosas.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 29.517/2010 no dia 08 de setembro de 2010. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário: