Páginas

sábado, 24 de outubro de 2009

Agora São Paulo quer grafite!

Depois de todos os problemas enfrentados por quem faz arte urbana, Estado resolveu se redimir!

Carol Patrocinio

Depois de todos os problemas enfrentados pelo pessoal que faz arte urbana na cidade de São Paulo – como o mural dos Gêmeos, que foi apagado por fiscais da Cidade Limpa e os stickers que foram retirados de diversos locais – é hora do Estado se redimir!

Para isso, os Gêmeos puderam refazer o grande mural de grafite próximo ao viaduto Júlio de Mesquita Filho, na região central de São Paulo. E agora, o grafiteiro Eduardo Kobra tem a inauguração de sua obra na Avenida 23 de Maio – , sob o viaduto Tutóia (do lado direito de quem vai do centro em direção ao Ibirapuera) em homenagem aos 455 anos de São Paulo –, com data marcada e presenças confirmadas.

O prefeito Gilberto Kassab e o secretário municipal das Subprefeituras Andrea Matarazzo, marcaram uma visita à obra no sábado, 24 de janeiro, às 9h. A obra traz cenas da cidade na década de 20, tem aproximadamente 1.000 metros quadrados e é toda preta-e-branca. Esse é o maior painel já feito para homenagear a cidade.

"A imagem é em PB para contrastar com colorido dos carros, dos painéis e das luzes e, ainda, para humanizar o espaço com uma cena clássica e nostálgica. É, ainda, um movimento de arte que acontece no meio do caos”, afirma o grafiteiro.

Para fazer o mural, o artista teve autorização do secretário Matarazzo, mas mesmo assim encontrou problemas. No dia 6 de janeiro aconteceu uma denúncia de que estariam pichando o muro. “Uma viatura da polícia militar parou em frente à obra e interrompeu o trabalho. Após checarem na Subprefeitura da Vila Mariana, liberaram”, conta Kobra. E Matarazzo completa: "Esse mural de Eduardo Kobra, assim como todo o projeto ‘Muro das Memórias’, é uma contribuição artística de qualidade à cidade de São Paulo".

Eduardo Kobra é paulistano, tem 33 anos e grafita desde 1987. Atualmente sua principal inspiração vem do trabalho do artista plástico norte-americano Eric Grohe. Kobra já trabalhou com grandes empresas - Playcenter, Beto Carrero World, Coca-Cola, Nestlé, Chevrolet, Ford, Roche, Johnnie Walker, Iodice e Carmim –, agências de publicidade e arquitetos. O artista também foi convidado para pintar um mural de 10X4m no Bleecker, que traz uma cena do metrô de Nova York.

O que você acha da cidade começar o apoio à street arte? Comente!